Aguarde, você está sendo redirecionado… Ou acesse o site agora.
Em 1950 inaugurou no bairro de Vila Isabel, o Hospital Pedro Ernesto, integrado à rede hospitalar da Secretaria de Saúde do então Distrito Federal. Devido à qualidade dos profissionais e aos meios sofisticados de diagnóstico e tratamento que são oferecidos, o HUPE foi se transformando em um dos maiores complexos docentes-assistenciais na área da saúde, chegando aos dias atuais sendo referência em uma série de especialidades e um importante núcleo nacional de formação de profissionais na área médica.
Inaugurou, em maio de 2021, um ambulatório para atendimento de pacientes com sequelas da Covid-19. O objetivo é produzir estudos sobre o tema, em parceria com a UERJ e com a Secretaria Estadual de Saúde.
No ano de 2021, Raphael Vidal, dono da Casa Porto, abriu um bar que transborda a atmosfera carioca, o Bafo da Prainha, um bar inteirinho dedicado ao bom e velho churrasquinho de gato. Uma casa acolhedora, com balcão de açougue, churrasqueira e 12 mesinhas ao ar livre, no Largo São Francisco da Prainha, vizinho à Pedra do Sal, aos pés do Morro da Conceição. Enquanto uns fecharam as portas, Raphael buscou novos caminhos, empreendeu e inspirou esperança nesse ano tão difícil.
Em julho de 21, o Sítio Burle Marx recebeu o título de Patrimônio Mundial na categoria paisagem cultural, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Localizado em Barra de Guaratiba, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, o espaço de 407 mil metros quadrados (m²) de área florestal abriga uma coleção com mais de 3,5 mil espécies de plantas tropicais e subtropicais, legado do paisagista brasileiro Burle Marx.
Deborah Colker, que tem formação de piano clássico, começou na dança contemporânea
como bailarina do Coringa, grupo da uruguaia Graciela Figueiroa que marcou época no Rio de
Janeiro dos anos 1980. Antes e depois de fundar sua companhia de dança, participou de
projetos em diversas áreas, como moda, cinema, shows e circo. Foi uma das cabeças criativas
da Intrépida Trupe. Também concebeu coreografias para comissões de frente de escolas de
samba. Em 2001, recebeu o Laurence Olivier Award na categoria Outstanding Achievement in
Dance (realização mais notável em dança no mundo). Em 2009, criou um dos espetáculos de
maior sucesso do Cirque de Soleil: Ovo, sobre o mundo dos insetos. Em 2016, foi a diretora de
movimento da cerimônia de abertura das Olimpíadas do Rio, coordenando os movimentos de
6 mil pessoas. Em 2021, estreou o espetáculo Cura, com trilha sonora de Carlinhos Brown.
No ano de 2021, o Museu do Pontal inaugurou uma nova sede, na Barra da Tijuca. A nova sede da instituição foi pensada dentro de uma ideia de sustentabilidade, a partir de um rigoroso estudo do caminho do sol ao longo do ano e do regime de ventos. Aproveitando recursos naturais de ventilação, foi pensado para que apenas 30% do prédio precise de ar condicionado, contribuindo também para redução da emissão de gases poluentes. O projeto buscou o máximo possível de iluminação natural, além do reuso da água da chuva.
Até que a nova sede ficasse pronta, foram muitos os problemas a serem superados. O antigo e tradicional espaço do museu, na região conhecida como Pontal, no bairro do Recreio dos Bandeirantes, sofreu com enchentes por dez anos, o que era uma ameaça para o acervo.
Os recursos para a construção da nova sede foram obtidos com uma grande colaboração coletiva que envolveu doações de mais de mil pessoas e participação do BNDES e de empresas como o Instituto Cultural Vale, Itaú Cultural, entre outras. Contou ainda com a aplicação da Lei de Incentivo à Cultura do governo federal e com o apoio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Hugo Gloss é a figura criada pelo jornalista Bruno Rocha. Com mais de 10 anos no mercado, soma um grande número de seguidores em suas redes sociais, tem um dos portais de entretenimento mais acessados do país e reconhecido internacionalmente – o hugogloss.com. Gloss se tornou referência do jornalismo on-line irreverente com credibilidade. Atualmente, ele é empresário e conta com uma equipe de mais 20 colaboradores que estão localizados várias regiões. Cobriu eventos de grande porte, como “Oscar”, “Grammy”, “SAG’s Awards”, “Emmy”, entre outros. Gloss é conhecido por entrevistar personalidades de repercussão mundial e estar em lugares estratégicos para trazer novidades do entretenimento. Nos últimos anos apresentou duas temporadas do programa “Ridículos” e o reality show “Cabelo Pantene”, na MTV e SBT, duas finais do MasterChef com Ana Paula Padrão, na Band e os bastidores da final do “Melhores do Ano”, a maior premiação da TV, exibida no programa Domingão do Faustão e foi convidado por Silvio Santos para participação do Júri do Trófeu Imprensa. Ao longo do ano de 2021, não apenas manteve, mas também intensificou a qualidade do seu trabalho nas redes, consolidando-se como um grande produtor de conteúdo e personagem integrante da cultura de entretenimento e jornalística no país.
O Cariocando no Rio – @cariocandonorio – é um perfil que se destacou pela qualidade do seu conteúdo e se tornou referência como guia de turismo, gastronomia, hospedagens e eventos no Rio. Nicole Casares e Thais Loiola produzem o conteúdo da página com muita criatividade e leveza. Nicole Casares é uma “advogada fora da caixa”, leitora voraz e carioca praticante. Para ela, sonhos devem ser levados a sério. Criou o Cariocando como quem cria um filho: com amor, dedicação e devoção. Em março de 2014, seu projeto dava os primeiros passos e se preparava para mudar sua vida para sempre. Ela se orgulha profundamente de ter trocado as roupas sociais pelos chinelos e shorts! Thais Loiola é sócia da página e uma advogada que também se orgulha de ter trocado os Tribunais pelas Redes Sociais. Apaixonada pela escrita e pelo Rio, assim como amante da gastronomia e do turismo, sempre acreditou no projeto que foi pioneiro ao focar na cidade! A dupla se reveza entre produção de conteúdo para a página (tanto escrito, quanto audiovisual), cobertura de eventos e elaboração dos famosos City Tours, um grande sucesso. Além disso, também protagonizam eventos pela cidade.
O Porta dos Fundos é um hub de entretenimento para multicanais fundado em 2012 por Antonio Tabet, Fábio Porchat, Gregorio Duvivier, João Vicente de Castro e Ian SBF. O que começou despretensiosamente, com um grupo de amigos em busca de liberdade criativa, hoje é uma produtora consolidada, irreverente por princípios, que desenvolve conteúdos e formatos pensados nos novos hábitos da audiência.
A originalidade nos projetos rendeu-lhe o prêmio do Emmy Internacional de Comédia em 2019, pelo Especial de Natal feito para a Netflix.
Atualmente, o Porta dos Fundos trabalha com quatro frentes: a marca e toda a sua rede de distribuição, que conta com 36 milhões de fãs e mais de 9 bilhões de visualizações em diversas redes; o Porta dos Outros, unidade que entrega a expertise criativa como solução de narrativas para marcas, ajudando-as a se transformarem em publishers; o Porta Studio, braço de produção de formatos longos para TV e streaming; e o Backdoor, sua divisão internacional. Em 2017, a empresa se tornou parte da ViacomCBS – grupo de entretenimento que inclui MTV, Nickelodeon, Comedy Central e Paramount Network e os serviços de streaming Pluto TV e Paramount+.
Em 2021, o Porta dos Fundos está com um novo projeto para celebrar os 10 anos de existência do grupo. O canal está com um novo reality show, intitulado “Futuro Ex-Porta”, que é feito em parceria com o próprio YouTube. No programa, os integrantes do Porta buscam descobrir o novo integrante que fará parte do grupo.
A Magazine Luiza é uma plataforma digital de varejo, com pontos físicos. Fundada em 1957 em Franca, interior de São Paulo, quando o casal Luiza Trajano Donato, uma balconista, e Pelegrino José Donato, um caixeiro-viajante, adquiriram uma pequena loja de presentes. Em junho de 2021 a Magalu anuncia a chegada no estado do Rio de Janeiro com a abertura de 50 lojas no ano e a inauguracão imediata de 23 lojas físicas. A chegada da Magalu no Rio estimulou o mercado de um modo global, gerando centenas de empregos diretos e indiretos, fomentando o empreendedorismo e a criatividade do varejo e inspirando o cidadão fluminense.
A Granado é uma empresa brasileira de produtos cosméticos, medicamentos e perfumaria, fundada em 1870, que iniciou a sua história na Rua Direita 14/16, no Centro do Rio de Janeiro, uma das mais movimentadas da época. Hoje, os cariocas a conhecem como rua Primeiro de Março, e a Granado lá permanece com suas portas abertas. Ao longo dos mais de 150 anos de história, a tradição em produzir itens repletos de identidade com extratos naturais e design exclusivo se manteve. Reconhecida por gerações de brasileiros, a Granado se firma nos mercados nacional e internacional de cosméticos como sinônimo de qualidade, solidez, sustentabilidade e constante crescimento.
A pandemia de covid-19 fez o brasileiro lavar mais as mãos. Com a expectativa de perpetuação desse hábito, a Granado enxergou um bom cenário para 2021. Com a maior procura por sabonetes e outros produtos de higiene pessoal, a empresa prevê crescimento de 30% nas vendas no ano. A fabricante faz planos de abrir lojas no Brasil e também de fincar bandeira em Portugal, a segunda parada de sua expansão internacional, após a França.
A Embelleze mudou o modo como a carioca se relaciona com a sua identidade. Conhecida pela visão de transformar a vida pela beleza, por proporcionar transformação social por meio da educação e formação profissional. A Embelleze é modelo de qualidade e inspiração para os cidadãos fluminenses.
O Grupo Eleva Educação, o maior grupo de escolas próprias do Brasil, nasceu da vontade de conectar as culturas de resultado e de aprendizagem, transformando vidas por todo o país. Hoje, conta com redes de escolas próprias e uma frente de soluções em educação que atende às escolas parceiras. Em 2021 disponibilizou cursos online gratuitos em diversos formatos, voltados à formação e ao desenvolvimento de professores e gestores escolares.
Primeira grande empresa de educação digital no Brasil. A Descomplica promove, de um modo único, o acesso à educação e democratiza o conhecimento por meio da diversificação das suas plataformas e tecnologias.
Em outubro de 2021, uma das suas iniciativas de destaque foi a Campanha “Educação sem Distância”, o maior investimento em mídia da edtech, com divulgação em TV aberta, out-of-home e plataformas digitais.
A ação publicitária visa debater a evasão escolar do ponto de vista das desigualdades, diversidade e inclusão.
O filme de 30 segundos foi desenvolvido pelo DStudio, agência in-house da Descomplica, com produção da Surreal Hotel Arts e tendo a Convert como agência de mídia.
Mais do que promover a plataforma, a ação tem cunho documental, apresentando dados em relação ao cenário atual da educação brasileira, propondo-se a debater a realidade.
No Rio desde 2009, a Parceiros da Educação RJ é uma OSCIP, que tem por propósito reduzir desigualdades por meio de uma educação pública de qualidade. Tendo visão de escala e o aluno no centro como principais valores, a ONG promove parcerias entre a sociedade civil, secretarias de educação e escolas públicas, investindo na formação de gestores e professores, em infraestrutura e no apoio comunitário, com foco na alfabetização.
Desde que foi fundada, a Parceiros da Educação RJ já apoiou 27 escolas públicas, promovendo formações para mais de 800 gestores e professores e beneficiando mais de 60.000 alunos.
Hoje, a ONG atende a 24 escolas, que representam um contingente de 8.334 alunos, 379 professores e mais de 50 gestores.
A Parceiros da Educação RJ sonha e trabalha para que, em um futuro próximo, a escola pública seja de tamanha qualidade, que ninguém hesite em matricular seus filhos ali. Mais de 80% das crianças brasileiras encontram-se matriculadas na escola pública. Se a educação transforma pessoas, e as pessoas transformam o mundo, a educação pública é o canal de maior impacto na sociedade brasileira.
A Parceiros da Educação RJ entende que cabe à Sociedade Civil participar ativamente deste movimento em prol da Educação Pública.
De lavador de pratos em um boteco em Niterói a dono da rede de bares Belmonte, com oito unidades espalhadas pelo Rio de Janeiro, além de outros negócios no universo gastronômico, o empresário cearense Antônio Rodrigues é referência em empreendedorismo, inovação e inspiração para a população carioca e fluminense.
O oitavo pé-limpo do empresário cearense Antônio Rodrigues, o Belmonte, abriu ao público em agosto de 2021, sua mais nova empreitada. Com cerca de 600 metros quadrados o deslumbrante projeto arquitetônico está localizado à beira-mar, mais especificamente na esquina entre a Avenida Vieira Souto e a Rua Farme de Amoedo.
A Gabriel foi fundada em 2020, no Rio de Janeiro. Engajada em resolver um dos maiores problemas do Brasil, a segurança pública, a Gabriel busca caminhos criativos e tecnológicos como solução.
Dono de um estilo de liderança único e icônico, Bernardinho é o maior campeão da história do vôlei e o maior medalhista olímpico brasileiro — conquistou 7 medalhas em 9 participações nos Jogos, como jogador e depois como líder das seleções feminina e masculina. Como atleta, treinador e empreendedor, Bernardinho é modelo de liderança, disciplina e competência, inspirando não apenas outros atletas mas também todo aquele que deseja efetividade nos próprios feitos para atingir um objetivo e realizar um sonho. Em 2021, repleto de orgulho, Bernardinho assumiu a seleção masculina de vôlei da França.
A Mude começou como uma indústria de equipamentos para academias ao ar livre. Hoje, o negócio evoluiu e se transformou no maior ecossistema de bem-estar gratuito da América do Sul. Os serviços são oferecidos através das Estações Mude, das aulas presenciais ao ar livre e, também, do aplicativo Mude, que conta com diversas opções de vídeos On Demand e já soma mais de 200 mil inscritos. Fundada pelo engenheiro de produção, faixa preta de Jiu Jitsu e praticante de Yoga, o carioca Marcus Moraes, a mude transformou o modo como o fluminense se relaciona com a cidade e sua saúde. A Mude já está presente em oito capitais brasileiras e segue ampliando a sua atuação visando abranger cidades do Sul ao Nordeste do país.
Primeira cantora negra da América Latina a acumular 1 bilhão de streams só no Spotify, hoje são mais de 1.5 bilhão de plays nas plataformas. Seus clipes somam 2.5 bilhões de views, Rainha da Favela ficou meses entre as músicas mais tocadas. São os números que falam! Esse ano lançou o Numanice ao vivo, projeto que impactou a cultura brasileira e revolucionou o mercado do pagode de um jeito jamais visto e que garantiu o vídeo musical solo mais visto de 2021.
Criada em 1900 pelo renomado médico sanitarista Oswaldo Cruz, a Fundação Oswaldo Cruz é a mais importante instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina, sendo referência em pesquisas na área de saúde pública. Promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, ser um agente da cidadania. Estes são os conceitos que pautam a atuação da Fiocruz.
Importante observatório Covid-19, seu objetivo geral é o desenvolvimento de análises integradas, tecnologias, propostas e soluções para enfrentamento da pandemia por Covid-19 pelo SUS e pela sociedade brasileira.
O Praia Para Todos é um projeto idealizado pelo Instituto Novo Ser em 2008 cujo ideal e objetivo é desenvolver, mediante parceria entre os setores público e privado, uma infraestrutura acessível para as pessoas com deficiência em pelo menos um posto de cada praia da cidade do Rio de Janeiro. Tudo nasceu de um sonho de transformar as praias em um local realmente democrático e inclusivo, onde as pessoas com deficiência pudessem frequentar com autonomia e dignidade. A ideia resumida era que em cada posto de salvamento houvesse recursos assistivos (cadeiras anfíbias, esteiras, material desportivo e de apoio) e uma equipe técnica para desenvolver atividades para pessoas com deficiência e facultar toda segurança necessária. Além disso, que o entorno do posto e o próprio posto fosse dotado de todas as exigências normativas de acessibilidade, não só para o deficiente físico, mas para todos.
A CUFA (Central Única das Favelas) é uma organização brasileira reconhecida nacional e internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural que existe há 20 anos. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas, principalmente negros, que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver. A CUFA promove atividades nas áreas da educação, lazer, esportes, cultura e cidadania, como grafite, DJ, break, rap, audiovisual, basquete de rua, literatura, além de outros projetos sociais. Além disso, promove, produz, distribui e veicula a cultura hip hop através de publicações, discos, vídeos, programas de rádio, shows, concursos, festivais de música, cinema, oficinas de arte, exposições, debates, seminários e outros meios. São as principais formas de expressão da CUFA e servem como ferramentas de integração e inclusão social. Ao longo do ano de 2021 se destacou por ações de combate à fome e assistência principalmente aos que mais sentiram o impacto econômico sofrido pela pandemia.
Fundada há 25 anos, a Ação Social pela Música do Brasil (ASMB) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, cuja missão é a educação social e cultural por meio do ensino da música clássica, a fim de promover a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade social. Fiorella Solares fundou a instituição Ação Social pela Musica do Brasil e, desde então, tem exercido a função de Diretora Executiva da mesma. Na vertente socioeducativa, a organização destaca-se pela implantação de núcleos de aprendizado musical de musica clássica em comunidades pobres do Brasil. No estado do Rio de Janeiro, o projeto está em 20 comunidades. Após conquistar resultados excepcionais, o Programa expandiu-se para a cidade de João Pessoa e para a cidade de Ji-Paraná, em Rondônia. Ao total mais de 12 mil alunos já passaram pela instituição e, atualmente, o projeto conta com 4.700 alunos, dentre eles estão crianças e adolescentes de diferentes estados brasileiros.
Lennon dos Santos Barbosa Frassetti, foi criado em Realengo, no Rio de Janeiro e construiu uma carreira no skate antes de se tornar um dos grandes nomes do rap. Foi com base na sua vivência dentro do skate, em viagens pelo o mundo e participações em campeonatos, que resolveu lançar a sua primeira música em 2017. O Hip-Hop como uma ferramenta de transformação social é uma das principais abordagens. Atualmente, soma mais de 588 milhões de visualizações no YouTube e se mantém entre os artistas mais escutados nas plataformas de streamming.
Filho do saudoso João Nogueira, Diogo Nogueira é um compositor e cantor brasileiro que gravou em 2007 o seu primeiro DVD. Tinha o sonho de ser jogador de futebol, chegando a atuar na categoria de base de clubes no Rio de Janeiro e em Porto Alegre, mas após uma contusão no joelho decidiu trilhar seu caminho na música, e então foram só sucessos. Esse ano lançou a música “Flor de Cana” escrita para a namorada Paolla Oliveira. Na letra ele exalta o amor pela atriz.
A Reserva inspira e reforça a identidade do carioca, utilizando a moda como mídia para disseminar o estilo de vida carioca e fluminense. É referência não apenas pela qualidade dos seus produtos mas, sobretudo, pelo modo como se comunica com a cidade e com o cidadão carioca.
Dupla, que já havia conquistado o ouro na Rio 2016 e é número 1 do mundo no ranking da categoria, manteve viva a tradição brasileira de subir ao pódio na vela nas Olimpíadas de Tóquio. Elas também possuem um ouro e quatro pratas em campeonatos mundiais. A dupla chegou em primeiro lugar na regata decisiva da classe 49er FX e conquistou a medalha de ouro olímpica. Foi a segunda participação delas numa Olimpíada e a segunda vez que conquistam uma medalha.
Projeto Fio é um negócio social com duas frentes de atuação: um projeto educacional que capacita mulheres no bordado através de técnicas da arte-educação e arte-terapia em comunidades do Rio e, também, uma marca de moda, vitrine para as criações que surgem desses encontros. As peças bordadas em materiais naturais e biodegradáveis são o resultado desse processo colaborativo, de troca de linhas, afetos e saberes. Possibilitam que as artesãs encontrem na técnica não só uma fonte de inspiração e arte, mas também de renda. Juntas, trabalham a moda e o artesanato como ferramentas de transformação social e empoderamento feminino.
A visão da COSMO foi sendo moldada aos poucos; a primeira coleção foi criada com apenas quatro calcinhas e tops em quatro cores cada, sempre com a ideia de trazer em cada peça detalhes funcionais que valorizam o que cada mulher mais gosta em si e o que mais a deixa confortável.
A ideia sempre foi mudar pra melhor a forma como a mulher se relaciona com o momento de lazer na praia. Além disso, foi crescendo dentro da narrativa da marca a vontade de resgatar o Rio de Janeiro como inspiração para um estilo de vida ativo e divertido. Tudo a partir de peças minimalistas, com modelagens que amparam o corpo, incentivam o movimento e estimulam a autoconfiança.
Além de biquínis, as roupas seguem a mesma proposta de trazer o conforto sensorial com a praticidade que o estilo de vida fluminense pede. A etiqueta carioca é usada por Anitta, Isis Valverde, Duda Beat e outras celebridades.
Pedro de Lamare acumula anos de experiência à frente do Gula Gula, um ícone da cultura e gastronomia carioca. É também ex-presidente do SindRio – Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro. No ano de 2021, juntos com seus amigos e sócios David Zylbersztajn e Luiz Carlos Nabuco, utilizando sua experiência do empreendedorismo gastronômico, inaugurou o deLamare Gastrobar, em Ipanema.
Laura Góes nasceu no Rio de Janeiro, teve seis filhos e deu aulas por 47 anos. Desde 1990 comanda a cozinha da Pousada da Alcobaça, em Petrópolis, onde segue desde receitas dos cadernos de família, lá do século XIX, a receitas mais simples, de influência americana e brasileira. Sua carne assada é famosa na serra fluminense.
O Gajos D´Ouro possui uma história escrita a muitas mãos. Juntos, os gajos somam mais de 500 anos de experiência do saudoso restaurante Antiquarius, seja nos salões, na cozinha, no bar ou na adega. Reunidos novamente, eles formam aquilo que os grandes fidalgos portugueses conhecem como os caras de ouro. Ou, em boas falas lusitanas, inclusive a do Sr. Carlos Gomes Perico, os Gajos d´Ouro. Com eles, é possível viver o refinamento da grande cozinha portuguesa, o calor do seu atendimento pessoal, aquela escolha certa de quem já conhece o cliente e a alegria do grande salão, que foi o ponto de encontro da sociedade do Rio de Janeiro. Sim, eles estão finalmente de volta.
Após conquistar o ouro no salto e a prata na ginástica artística individual geral, a atleta brasileira de 22 anos se consagra como o maior nome da história da modalidade esportiva no Brasil. A atleta sofreu graves lesões antes de competir, passou por três cirurgias no joelho e quase desistiu da carreira. Mas o amor pela modalidade e o apoio que teve da família e treinadores ao longo do processo de recuperação a fizeram seguir firme no propósito de embarcar rumo ao pódio olímpico sendo a primeira mulher brasileira a ganhar duas medalhas em uma mesma Olimpíada.